Os dados do Ministério da Saúde apontam que as mulheres costumam cuidar melhor da sua saúde do que os homens, mas o desconhecimento sobre questões específicas da saúde feminina pode causar enormes prejuízos.

De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as mortes de mulheres por infarto subiram de 1 em cada 10 para 6 em cada 10 casos nos últimos 50 anos. Além de fatores sociais e culturais, como estresse, má alimentação e sedentarismo, é provável que esse aumento tenha relação também com o fato de, ao infartar, muitas mulheres não apresentarem a esperada dor no peito que costuma ser relatada pelos homens.

Ao sofrer um infarto, muitas mulheres podem apresentar falta de ar, indigestão, náuseas, vômitos, e dores nas costas e pescoço, sintomas que facilmente podem ser associados a outras doenças e infecções. Como são sintomas comuns, ao invés de procurarem ajuda imediata, essas mulheres podem optar por se automedicar, o que as coloca em grave risco. Dessa maneira, o diagnóstico de problemas cardiovasculares em mulheres pode ser dificultado.

A diferença de sintomas apresentados por homens e mulheres pode estar associada a diversos fatores, como variações hormonais, maior resistência à dor, assim como aspectos físicos e psicológicos que podem contribuir para que o problema seja subestimado.

Cuidados que as mulheres devem ter com a saúde de seu coração

A saúde cardíaca da mulher pode ser afetada por uma série de fatores de risco, como histórico genético, dieta rica em gorduras, fumo, sedentarismo e demais hábitos não saudáveis. Durante a menopausa, esses hábitos se tornam ainda mais perigosos para a saúde cardiovascular, intensificando os riscos.

Como a maioria desses fatores está relacionada aos hábitos cotidianos, é possível prevenir as doenças cardiovasculares adotando um estilo de vida mais saudável.

Exercícios regulares de pelo menos 150 minutos por semana, aliados a uma alimentação saudável à base de frutas, vegetais, grãos integrais e carnes magras, assim como evitar ou limitar o consumo de carnes vermelhas, alimentos processados e bebidas açucaradas, são passos fundamentais para prevenir doenças cardiovasculares. É fundamental também fazer exames de rotina com frequência, monitorando a saúde de forma integral e otimizando os passos para alcançar o bem-estar.

Amplexus – Inteligência no cuidado é saúde preventiva.