Por Pâmela Gonçalves.

O que a voz pode dizer sobre a nossa saúde?

Estamos acostumados a compreender a voz apenas como uma forma de comunicação ou manifestação de nossa personalidade. Mas ela também pode apontar coisas importantes sobre a nossa saúde, e é fundamental estar atento aos sinais.


Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema de voz, como rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais. Alterações vocais persistentes devem ser avaliadas por um profissional médico e fonoaudiólogo.


Uma alteração vocal pode ser um sintoma de um problema maior de saúde, como na doença de Parkinson (a voz fica mais fraca e trêmula), tumores em região de cabeça e pescoço (seja benigno ou maligno), dentre outros. Portanto, nem sempre uma alteração vocal tem sua causa nas “cordas vocais”.

Dicas de cuidado para a voz
A voz precisa de cuidados para se manter sempre saudável.


Quando falamos de profissionais da voz (como cantores, jornalistas, apresentadores, dubladores e outros), os cuidados são mais específicos. Um profissional da voz precisa de acompanhamento fonoaudiológico estruturado e personalizado. Essa voz deve ser preparada com cuidados diários, condicionamento específico, e seus aquecimentos e desaquecimentos.


Mesmo não sendo um profissional da voz, é muito importante cuidar de nossas cordas vocais. Para manter a saúde vocal, beba água regularmente, tenha uma boa qualidade de sono e evite pigarrear, gritar e/ou falar muito alto em ambientes ruidosos onde existe uma competição sonora.