Por Dr. Pedro Xavier.

Afinal, o que é saúde?

Já parou para pensar que quando a pauta é saúde um dos nossos primeiros pensamentos é a doença? Ou melhor: a ausência dela.

A definição inicial de saúde em si sempre foi problemática: os egípcios acreditavam que as doenças eram efeito de maldições e pecados, os xamãs julgavam que o mal-estar era fruto das ações de espíritos ruins, e na Grécia Antiga havia a teoria dos humores.

Durante a Idade Média iniciou-se uma preocupação maior com medidas higiênicas e o interesse acadêmico pela saúde começou a ganhar destaque ao ser relacionada com a manutenção do bem-estar.

No período moderno, foi apenas em 1946 que o comitê médico que viria a se tornar a Organização Mundial da Saúde chegou o mais perto de um consenso, algo que também não era tão claro: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade”. A partir desse momento, iniciamos um despertar para o que hoje chamamos de qualidade de vida, e passamos gradualmente a entender como ela impacta direta e indiretamente nossa saúde.

Com o conceito de qualidade de vida, passamos a entender a saúde de forma global e coletiva. Nesse cenário, mesmo quando o individuo não apresenta uma doença específica, mas tem uma baixa qualidade de vida por conta de questões sociais e coletivas (como uma guerra, um desastre, o aumento do desemprego, etc.), tem o seu bem-estar e a sua saúde física e mental impactadas, podendo vir a desenvolver problemas no futuro.

Ao compreender a saúde não como ausência de doença, mas como um conjunto de fatores que dão conta do bem-estar integral de um indivíduo, podemos auxiliá-lo a ter uma vida melhor.

Como melhorar a qualidade de vida?

Você lembra daquela virada de ano em que prometeu fazer tudo completamente diferente a partir da meia noite? Pois é, não deu certo e eu explico o motivo: para grande maioria das pessoas, as mudanças de hábito de vida devem ser uma reeducação. Se você não faz exercício físico nenhum naturalmente não conseguirá correr uma maratona. Vai precisar começar a caminhar regularmente 20 minutos por dia, depois começar a apressar o passo, e então alternar um pique e uma caminhada. Assim como tudo na vida, a saúde deriva do hábito.

Algumas dicas que podem te auxiliar a ter melhor qualidade de vida:

 – Fazer exercícios físicos regularmente (150 minutos pelo menos de aeróbio ao longo da semana, e fortaleça seus músculos).

– Tomar água. Um bom parâmetro é o xixi estar clarinho. 

– Dormir entre 7 e 9 horas por noite. Crianças precisam dormir ainda mais tempo. 

– Diminua o açúcar.

– Tenha bons amigos e cultive suas amizades.

– Não fume.  E caso fume, procure um auxílio profissional para se livrar desse hábito que prejudica muito a saúde.

– Use protetor solar. O Bial nunca foi tão certeiro.

– Controle seu peso – Muito mais que padrões estéticos, acúmulo de gordura é deletério para saúde.

– Controle o nível da sua Pressão Arterial, via de regra o senso comum é 120x80mmHg.

– Ria e se divirta mais. Alegria é fundamental para o nosso bem-estar.