Já não é novidade para ninguém que a atividade física regular é um fator importante para a promoção e manutenção da saúde, proporcionando melhorias físicas e mentais.  No entanto, a composição corporal e hormonal de homens e mulheres faz com que os benefícios alcançados sejam diferentes para cada gênero.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, não havendo contraindicação, adultos necessitam de um volume de atividade física semanal de 150 a 300 minutos (se ela for moderada) ou de 75 a 150 minutos (se ela for intensa).

Quando falamos de saúde feminina, é importante lembrar que a prática de exercícios físicos promove a liberação de endorfina, o hormônio do prazer, e que no caso das mulheres auxilia também na diminuição das cólicas e demais efeitos relacionados à TPM, como mudanças de humor e dores nas mamas.

Mesmo durante a gestação o exercício físico é algo benéfico e recomendado, auxiliando no controle do peso, manutenção da aptidão física, redução de dores (como dores nas costas e nas pernas), diminuição da tensão pré-parto e recuperação mais rápida e eficaz após o mesmo.

Durante o climatério, essa fase da vida das mulheres em que o corpo passa por muitas mudanças, como a diminuição do metabolismo e oscilações de humor, a prática regular de atividades físicas também traz enormes benefícios e melhora a qualidade de vida.

Para um envelhicimento saudável, faz toda a diferença que a pessoa tenha sido estimulada a um estilo de vida ativo desde a infância, mas a atividade física para mulheres com mais de 60 anos que não foram ativas durante boa parte de suas vidas também oferece contribuições muito importantes, como aumento da imunidade, resistência corporal, mobilidade e bem-estar.

Dessa forma, vemos como a prática de atividade física é um dos pilares para uma vida mais saudável, plena e harmoniosa. 

Amplexus – Inteligência no cuidado é vida ativa.