Entenda os primeiros sintomas do diabetes e como fazer para tratar a doença e evitar as consequências
Quase 17 milhões de pessoas têm diabetes no Brasil. A doença, que pode ter consequências graves e levar à morte, nem sempre dá sinais. Ainda assim, é preciso conhecer os sintomas do diabetes e ficar atento para identificar rapidamente e tratar.
O diabetes mellitus (DM) é a doença causada pelo excesso de glicose, um tipo de açúcar, na corrente sanguínea. Esse excesso é conhecido como hiperglicemia. A doença não tem cura, mas tem tratamento.
Diferença entre os tipos de diabetes
Existem dois tipos de diabetes, os dois relacionados ao excesso de açúcar. A diferença está em o organismo não conseguir produzir insulina (diabetes tipo 1) e produzir pouca ou não empregar bem a insulina produzida no organismo (diabetes tipo 2).
Enquanto o diabetes tipo 1 não tem uma causa específica e normalmente atinge crianças e jovens, o diabetes tipo 2 está ligado ao sedentarismo, má alimentação e excesso de peso e acomete mais pessoas adultas.
Identificar e tratar o diabetes é essencial, já que o excesso de açúcar pode causar lesão de órgãos, como olhos, rins, nervos, coração ou pele.
Sintomas do diabetes
O diabetes tipo 2 tem sintomas bem leves no início e normalmente só é detectado em exames de sangue de rotina. Já o tipo 1 tem sintomas mais graves, podendo ser identificado facilmente.
Veja alguns sintomas clássicos da doença que o excesso de açúcar no sangue gera:
- Vontade de urinar várias vezes ao dia
Pare eliminar o excesso de glicose, o corpo precisa diluir esse açúcar e acaba produzindo mais urina.
- Sede excessiva
A produção de urina em excesso leva à desidratação e aciona o mecanismo da sede.
- Cansaço e falta de energia
Seja pela desidratação ou pela incapacidade das células de receberem a glicose necessária para o seu funcionamento normal.
- Perda de peso
Mais frequente no diabetes tipo 1, já que a insulina também é responsável por armazenar gordura e fazer a síntese de proteínas no organismo e, nesse caso, ela deixa de ser produzida.
- Fome excessiva
Como as células não recebem glicose suficiente, o corpo interpreta a situação como jejum e aciona o mecanismo da fome.
- Visão embaçada
O excesso de glicose no sangue causa inchaço do cristalino, lente do olho, mudando a sua forma e flexibilidade e diminuindo a capacidade de foco. Por isso a visão turva, embaçada.
- Cicatrização lenta
O excesso de glicose também prejudica as células responsáveis pela reparação dos tecidos. Além disso, há diminuição da proliferação celular e dificuldade de gerar novos vasos sanguíneos.
- Infecções frequentes
As células de defesa também são afetadas pelo diabetes, provocando distúrbios no sistema imunológico.
- Mau hálito
Sem glicose na quantidade adequada, as células fazem estoque de gordura como fonte de energia. A quebra da gordura libera substâncias conhecidas como corpos cetônicos, que provocam o hálito ruim.
Um importante fator para a doença é a predisposição genética. Se os pais são diabéticos, há grande chance de os filhos virem a desenvolver a doença. Tratar, desde o início, previne as complicações cardiovasculares e renais relacionadas ao diabetes.
Se você tem identificado alguns desses sintomas, pode ser diabetes. Procure a ajuda de um médico. Cuide-se!
Conte com a Amplexus! Nossa equipe multiprofissional está pronta para ajudar você!