Pneumonia: Como manter esse mal longe de você?

O Dia Mundial da Pneumonia (12/11) foi proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há 15 anos, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção dessa doença, que mata anualmente, mais de 2 milhões de pessoas no mundo todo.

Neste texto você vai entender mais sobre essa enfermidade, quais os sintomas, os fatores de risco, e as prevenções que você pode ter para evitar desenvolvê-la.

O que é a pneumonia?

A pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões e as vias aéreas, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos ou reações alérgicas. A pneumonia bacteriana, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo) é a mais comum e continua sendo a principal causa de morte de crianças com até 5 anos de idade.

A pneumonia é contagiosa?

Apenas a pneumonia causada por vírus, que é contagiosa, podendo ser passada de pessoa para pessoa. A pneumonia bacteriana, por outro lado, é menos transmissível e  costuma ser provocada por bactérias naturalmente presentes nas vias aéreas superiores.

Como é transmitida?

Ela pode ser transmitida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou por mudanças bruscas de temperatura.

Como ela se desenvolve?

Geralmente, a pneumonia aparece depois que alguma doença afeta o sistema respiratório (pulmões e garganta, por exemplo) e causa pequenas lesões, que são a porta de entrada do pneumococo. Como a resistência da pessoa está mais baixa, a bactéria consegue se multiplicar e acaba causando uma infecção nos pulmões. “Muita gente confunde pneumonia com gripe ou resfriado, mas são doenças diferentes” Afirmam especialistas da Pfizer Laboratórios.

Quais os sintomas?

Os sintomas da pneumonia podem incluir: Febre alta, que pode chegar a 40°C Tosse com secreção, Tosse com sangue, Calafrios, Falta de ar ou dor no peito ao respirar, Mal-estar, Confusão mental, Fraqueza, Sudorese, Ritmo cardíaco acelerado, Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada. Existe também a pneumonia silenciosa que não apresenta os sintomas clássicos da doença.

Como identificar?

Após sentir alguns dos sintomas é importante ir ao hospital para averiguar. A pneumonia é diagnosticada por meio de: Exame clínico, Auscultação dos pulmões, Radiografia do tórax, Tomografia do tórax. Em alguns casos, podem ser necessários exames complementares para identificar o agente causador da doença.

Como prevenir?

Para se prevenir da pneumonia, deve-se: Lavar bem as mãos com água e sabonete, evitar aglomerações, não fumar e vacinar-se. Ter um acompanhamento médico regular, com exames de rotina e realização de Check Up, pelo menos a cada 6 meses ou a cada 1 ano, é extremamente importante para evitar o desenvolvimento dessa doença.

A clínica Amplexus pode te ajudar nesses cuidados, com profissionais capacitados, incluindo pneumologistas, que podem te acompanhar na prevenção e no tratamento, com as melhores tecnologias e estrutura existentes hoje para isso. Entre em contato e agende uma consulta!